<$BlogRSDUrl$>

31.8.05

A casa de João Lourenço na Fajã Grande... 

photo Regresso a um "velho assunto" [nos últimos tempos muito abordado aqui no blogue, no espaço dos comentários] mas sem querer meter ""colherada em seara alheia"", apenas aqui deixo [à direita deste texto] esta fotografia (mais actual do que uma outra fotografia anterior) da casa do senhor João Lourenço na Fajã Grande (no meio de toda aquela Natureza Virgem)... Crime! Agressão visual!! Delapidação do meio ambiente!!! Delito ecológico!!!! Atentado paisagístico!!!!! Terrorismo ambiental!!!!!!

28.8.05

Exposição do cartoonista Luís Afonso passou pelo Museu das Flores (em Junho e Julho)... 

Uma exposição de Luís Afonso (cartoonista d' A Bola [com "Barba e Cabelo" e "Humor ardente..."], do Público [com Bartoon], do Jornal de Negócios [com "SA"] e da Sábado [com "Lopes, repórter pós-moderno"]) passou durante os meses de Junho e Julho pelo Museu das Flores (pelo que pude descobrir na agenda cultural que constava na "Azorean Spirit - SATA Magazine", a revista de bordo da SATA [concretamente a nº 14, para o Verão deste ano]).
Só é pena que a divulgação dessa exposição pela população da ilha não tenha sido a maior nem a melhor, pois que talvez de outra forma as visitas ao Museu das Flores tivessem sido em número bem maior [assim, depois, não vale a pena queixarmo-nos que ninguém da ilha das Flores visita o seu museu, se nem sabe do que lá se vai passando!!].
Abaixo deixo alguns [cinco, no caso] cartoons de Luís Afonso [estes não devem ter estado expostos no Museu das Flores pois são algo recentes]...
photo

photo

photo

photo

photo
Para finalizar, pretendo deixar bem claro que apenas recrimino a parca divulgação [das actividades do Museu das Flores ] feita à população da ilha e que elogio as actividades culturais programadas pela direcção do mesmo Museu.

27.8.05

Outro aumento dos combustíveis... 

No Continente, o preço das gasolinas subiu cerca de 25% desde o início deste ano, enquanto que o gasóleo regista um acréscimo superior a 17% desde Janeiro.
photo
Nos Açores, na semana passada, os preços da gasolina sem chumbo, da gasolina aditivada e do gasóleo subiram dois cêntimos por litro; assim passando a custar, respectivamente, a gasolina sem chumbo 1,07 euros, a gasolina aditivada 1,11 euros e o gasóleo 0,74 euros por litro.
Saudações florentinas!!

Nova lei permite o registo (ou sua reactualização) de propriedade[s] nas ilhas das Flores e Corvo 

photo No início deste mês entrou em vigor uma (nova) lei que permite aos habitantes das ilhas das Flores e do Corvo registarem (ou actualizarem o registo d)as suas propriedades; assim sendo, as pessoas nas ilhas das Flores e do Corvo com propriedades por registar (ou com necessidade de actualizar o seu registo) podem iniciar o processo de registo de propriedade, sem encargos e sem necessidade de fazer prova da sua posse.
O registo da titularidade de propriedade nas ilhas das Flores e do Corvo está desactualizado há décadas, desde tempos em que bastava a "palavra das pessoas" para se fazer a transacção de terrenos e imóveis mas também devido ao facto de durante muitos anos não ter sido possível fazer prova da propriedade dos terrenos por inexistência de conservatórias nestas ilhas. As pessoas sabem que são don@s dessas (suas) propriedades mas muit@s não têm como o conseguir provar (em papel). Esta situação pode agora ser ultrapassada, com um período especial para actualização dos registos de propriedade, também tendo em vista facilitar o registo de prédios (anteriormente) não registados.
Saudações florentinas!!

25.8.05

Programa da Festa de Nossa Senhora dos Remédios 

Tem lugar este fim-de-semana a Festa de Nossa Senhora dos Remédios, na Fajãzinha. A Comissão Organizadora da Festa (muito solicitamente) enviou-nos [por email] o programa da Festa, do qual abaixo reproduzimos a parte pagã da Festa:

Amanhã, sexta-feira, 26 de Agosto:
Concerto da banda rock [florentina] OVERLOAD; baile com os Ecos do Ocidente, seguindo-se Rave.

Sábado, 27 de Agosto:
Concerto com CARLOS ALBERTO MONIZ; baile com o artista CARLOS GALVÃO, seguindo-se Rave com DJ PRETO & BLACK.

Domingo, 28 de Agosto:
Baile com os Ecos do Ocidente.

Sempre com o melhor serviço de Tasca e Restaurante! A Fajãzinha espera por si com muita música e animação! Venha conviver e divertir-se connosco!

Saudações florentinas!!

As candidaturas autárquicas na ilha das Flores [complemento da informação anterior] 

Na terça-feira da passada semana (ou seja, dia 16) encerrou o prazo para entrega de listas candidatas aos vários órgãos de poder local que vão a votos nas eleições autárquicas a realizarem-se no próximo dia 9 de Outubro [a saber: Câmaras e Assembleias Municipais e Juntas de Freguesia]. Assim sendo, são já do conhecimento público todas as candidaturas e [no tocante à ilha das Flores] para além da informação anteriormente aqui referida há a realçar alguns outros (novos) factos.
No concelho das Lajes refira-se quem acompanha na lista social-democrata [o empresário] João Lourenço na sua recandidatura à Câmara Municipal, a saber: Armando Monteiro [bancário], Carlos Silva [empresário], Nelson Furtado [engenheiro civil] e Teresa Silva [reformada]; será, então, uma luta de apenas duas listas [PSD e PS] pelos cinco mandatos de vereação lajense (recorda-se que actualmente há quatro vereadores do PSD e uma vereadora do PS); de salientar, ainda, os mandatários das duas listas candidatas à Câmara Municipal das Lajes: pelo PSD [e com João Lourenço] é Hélio Silva e pelo PS [e com Luís Carlos Maciel] é José Gabriel Eduardo. De referir, por fim [no que toca ao concelho mais ocidental], que para a Assembleia Municipal das Lajes concorrem três listas: Victor Gomes encabeça a lista da CDU, Paulo Reis lidera a lista do PS e Hugo Belo está à frente da lista do PSD.
Em Santa Cruz também concorrem apenas duas listas à Câmara Municipal: na recandidatura de Manuel Pereira [topógrafo] seguem-se (na lista socialista) José Carlos Mendes [bancário], Elisabete Nóia [técnica superior de Gestão e Administração Pública], Fábio Medina [assistente social] e José António Garcia [taxista], tendo como mandatário Augusto Pereira Alves [empresário do ramo da construção civil e obras públicas]; na candidatura independente (denominada Unidos pelo Concelho [UpC]) liderada por Vasco Avelar [aposentado] seguem-se-lhe Carlos Silva [empresário], António Joaquim Silveira [funcionário público], Dora Valadão [empresária agrícola] e Flora Pedro [doméstica], tendo como mandatário Paulo Jorge Rosa [professor do ensino secundário]; recorda-se que actualmente em Santa Cruz os cinco mandatos de vereação estão assim distribuídos: dois pelo PS, dois pelo PP e um independente [no caso: José Carlos Mendes, outrora eleito pelo PSD e agora candidato pelo PS]. De salientar que para a Assembleia Municipal de Santa Cruz para além das duas listas que concorrem aos cargos de vereação existe uma lista da CDU encabeçada por Paulo Valadão, sendo a lista do PS liderada por Manuel Herberto Rosa e a lista UpC tem à frente Fernando Alberto Pereira.
De referir, ainda, que a maior freguesia da ilha (no caso, Santa Cruz) tem três listas a concorrerem à sua Junta, a saber os cabeças de lista: José Francisco Fernandes (actual presidente e recandidato por uma lista de cidadãos [denominada Grupo de Cidadãos de Santa Cruz das Flores]), Jorge Soares (pelo PS) e João Furtado (pelo PP). Ainda no que toca a Juntas de Freguesia há a salientar o facto de serem várias as freguesias da ilha das Flores onde concorrem listas de cidadãos e não apenas listas partidárias.
Por fim, refira-se que o Estado atribuiu (em forma de subvenção) para esta campanha eleitoral autárquica e para os concelhos [ocidentais] de Santa Cruz, Lajes e Vila Nova do Corvo, 56.205 euros [aproximadamente 11.300 contos, em moeda antiga] a serem gastos pelas listas concorrentes, desejando-se que a campanha seja limpa [não poluindo a nossa ilha] e que seja por tod@s acatado o pedido da Associação Nacional de Municípios para haver contenção de despesas [de campanha eleitoral] por parte das candidaturas o que (até agora) parece estar a ser seguido, pois não se vislumbra nas ruas qualquer material de propaganda eleitoral [pode conferir-se os orçamentos previstos para esta campanha eleitoral pelos partidos].
Saudações florentinas!!

24.8.05

Transmissão (nos Açores) dos 4 canais nacionais generalistas... assinatura do protocolo foi adiada sine die 

photo Em meados do mês passado haviamos abordado este mesmo tema julgando que finalmente tudo estivesse bem encaminhado para (a breve trecho) se passar a ter a transmissão dos quatro canais nacionais generalistas (em sinal aberto) para tod@s @s açorian@s. Mas eis senão quando foi adiada a assinatura do protocolo (já acordado) entre o Governo Central e o Governo Regional [devido à troca de ministros das Finanças do Governo Central]. Mesmo assim, o secretário regional da Habitação e Equipamentos assegurou que até ao final do presente ano os canais nacionais 2:, SIC e TVI estarão a chegar aos lares dos Açores em sinal aberto; mas tal não será de forma gratuita pois ter-se-á que pagar 50 euros (uma só vez) para a aquisição e instalação de uma caixa descodificadora.
photo Sabe-se também que um estudo (realizado em Dezembro passado para a RTP-Açores) concluiu que ver televisão é um dos principais passatempos d@s açorian@s. Os dados referem que 77% d@s açorian@s vêem televisão todos os dias e apenas 17% quase todos os dias e que o tempo diariamente passado diante da televisão por um@ açorian@ varia (em média) entre 45 minutos e duas horas.
Fica por saber para quando a marcação de nova data para a assinatura do protocolo entre os Governos Central e Regional, para [depois] se passar a ter a transmissão dos quatro canais nacionais generalistas (em sinal aberto) para tod@s @s açorian@s?? Nos Açores queremos deixar de ter apenas dois canais (RTP-Açores e RTP1) para passar a ter mais três (2:, SIC e TVI)!! Depois se deslinda(rá) qual a visão estratégica estrutural (e de futuro) para a RTP-Açores.
Saudações florentinas!!

23.8.05

"Argoladas" sobre as eleições autárquicas 

O semanário regional das ilhas, Expresso das Nove, deu-nos nos tempos mais recentes algumas "argoladas" em que revejo uma porção significativa de matéria florentina; aqui ficam:

Cegueira
Hoje, a maioria dos políticos nem sabe como fazer bem a si mesmo. Cada passo [ou cada candidatura?] é uma auto-mutilação, cada gesto é um deslize [seu] para o abismo.


Marcar passo às arrecuas
O presidente de Câmara [das Lajes, no caso: João Lourenço] que disse que não admitia que "a comunicação social metesse o nariz no seu concelho" vai recandidatar-se a um novo mandato. É pena que os partidos regionais não denotem a capacidade de regeneração [nas listas para as eleições autárquicas] que se começa a verificar no Continente.


22.8.05

A Semana da Juventude (uma vez mais!!) não passou pela ilha das Flores... 

A Semana da Juventude 2005 decorreu nos Açores de 6 a 12 de Agosto; ou, melhor, decorreu em todas as ilhas dos Açores exceptuando as Flores e o Corvo. De entre as suas muitas actividades [desportivas e culturais] constaram do programa da Semana da Juventude 2005: torneios de futebol na praia, provas náuticas, "rallies-papers", concursos de pintura, concertos de música, bem como espaços de aprendizagem para utilização das novas tecnologias (de informação e comunicação) e uma acção de sensibilização ambiental.
Anteriormente já havia abordado este assunto [há (praticamente) dois anos atrás]: para que raio ou a quem serviu (porque se vê que nunca serviu de nada nem a ninguém) a Associação de Jovens das Flores?? Será por vergonha [de quem a dirige (ou dirigiu?)] que até retiraram a sua página da internet? [Felizmente que ainda há documentação antiga que comprova a sua (anterior?) existência(?), senão até poderia passar apenas por ser uma memória/existência difusa e perdida no tempo da minha memória].
Tudo isto surgiu-me após ter lido (com tremenda surpresa!) o director regional da Juventude a dizer numa notícia que "apenas as ilhas das Flores e do Corvo ficam uma vez mais fora do evento [a Semana da Juventude], por não terem surgido candidaturas, uma vez que não existe nenhum grupo de jovens formalizado [nessas duas ilhas]".
Para finalizar, fica (de novo) a questão: a quem ou para quê serviu a Associação de Jovens das Flores??

21.8.05

Santa Cruz das Flores "by night"... 

photo
Saudações florentinas!!

20.8.05

Espectáculo "motard free-style" nas Festas do Império de Espírito Santo da Praça 2005 

photo photo Das Festas do Império de Espírito Santo da Praça 2005 mostramos fotos da demonstração "motard free-style" acontecida (na tarde de domingo dia 31 de Julho) nas ruas do Bairro Nossa Senhora de Fátima.
Saudações florentinas!!

19.8.05

Recuperação e conservação de botes e lanchas baleeir@s (também na/da ilha das Flores) 

photo Nos anos 80, com o abandono definitivo da caça à baleia nos mares dos Açores, deixou de ter qualquer utilização o valioso património associado à actividade baleeira que durante décadas assumiu papel de revelo para a economia de algumas ilhas (principalmente na ilha do Pico mas também na ilha das Flores). A salvaguarda desse património tem sido realizada através da instalação de museus da especialidade e da recuperação, conservação e procura de nova utilização para as embarcações usadas pelos baleeiros (sobretudo no Verão multiplicam-se as regatas de botes baleeiros nos mares de várias ilhas dos Açores).
Mediante proposta da Comissão Consultiva do Património Baleeiro Regional foi atribuído financiamento do Governo Regional para a recuperação e conservação de 35 botes e lanchas baleeir@s que durante décadas estiveram ao serviço da caça à baleia nos mares dos Açores. As embarcações em causa (concretamente 27 botes e 8 lanchas baleeir@s) são propriedade de clubes náuticos/navais, de juntas de freguesia, de outras instituições e de privados das ilhas do Pico, Flores, Graciosa, São Jorge e Faial. Para a conservação de botes e lanchas baleeir@s foram atribuídos 39.500 euros e 33.300 euros destinam-se a acções de conservação de embarcações baleeiras [num total de 72.800 euros, cerca de 14.600 contos em moeda antiga].
Saudações florentinas!!

18.8.05

Série Açores época 2005/2006 

photo No passado dia 8 realizou-se o sorteio do calendário da XI edição da série Açores, sendo que nesta época (2005/2006) a ilha das Flores conta apenas com a presença do Boavista (pois o Minhocas foi despromovido na época passada).
A aleatoriedade do sorteio ditou que (na 1ª jornada, a 25 de Setembro) o Boavista irá "abrir as hostes" na ilha Terceira enfrentando o Lusitânia (recém-despromovido da 2ª Divisão B) e que o primeiro jogo desta época a realizar-se no campo sintético do Municipal de Santa Cruz (na 2ª jornada, a 2 de Outubro) será com o Desportivo de Rabo de Peixe (recém-promovido do Campeonato de São Miguel).
A primeira fase da série Açores decorrerá de 25 de Setembro a 18 de Dezembro (da 1ª à 12ª jornada), interrompendo-se para as festividades natalícias, retomando a 8 de Janeiro até 12 de Fevereiro (da 13ª à 18ª jornada); a segunda fase [com Grupo da Promoção e Grupo da Manutenção] decorrerá de 26 de Fevereiro a 7 de Maio (da 1ª à 10ª jornada).
Antes do início da competição na série Açores haverá (a 4 de Setembro) a 1ª eliminatória da Taça de Portugal, cujo sorteio (curiosamente) ditou que o Boavista recebe o Desportivo de Rabo de Peixe.
O Boavista começou a treinar na passada sexta-feira (dia 12), devendo contar no seu plantel com "jogadores da terra" e alguns (poucos) "jogadores de fora" (mas que por cá já "assentaram arraiais"), com o intuito de assim equilibrar financeiramente as contas do clube. O plantel para a época 2005/2006 deverá ser formado por 22 jogadores [oportunamente aqui divulgaremos essa informação; entretanto, para quem queira conferir, deixamos ligações para notícias das apresentações dos plantéis do Angrense e do Praiense e, ainda, para o prémio monetário atribuído pela autarquia graciosense ao Marítimo (da Graciosa) pela sua estreia na série Açores e para o protocolo (recentemente) assinado entre essas duas entidades; talvez que sirva para evitar males que vão acontecendo um pouco por todo o lado: o fechar de portas por parte de clubes profundamente endividados].
Por fim, salienta-se a vinda do Benfica ao Faial no próximo dia 5 de Outubro, nas comemorações dos 75 anos da Associação de Futebol da Horta; este jogo contará com uma selecção de jogadores das equipas de Faial, Pico e Flores que enfrentará o actual campeão nacional de futebol.
Saudações florentinas!!

17.8.05

tocAndar, percursos pedestres/tracking 

De um dinâmico grupo de jovens florentin@s surgiu o "tocAndar - percursos pedestres/tracking", de que recebemos um documento divulgativo com o seguinte conteúdo:
"tocAndar
Percursos pedestres / Tracking

Descubra os paraísos escondidos da ilha das Flores.
Parta à aventura percorrendo connosco os caminhos trilhados secularmente pelos antigos habitantes desta ilha, penetrando no ventre da sua exuberante natureza.
Sinta de perto as características únicas da sua biodiversidade, legada pelo passado e preservada por uma posição geográfica suficientemente distante dos aspectos nefastos da sociedade moderna.
Aprecie maravilhosas paisagens, deixe-se levar pela nossa magnífica natureza e pela singularidade dos seus endemismos.
Fauna, flora, geologia e histórias locais num ambiente sempre pincelado de magníficos tons de azul marinho e tons verdes da montanha.
"
Quem queira realizar percursos pedestres na ilha das Flores com a "tocAndar" deve agendar as suas reservas com César Rosa e Gilberto Alves (contacto: 919591028).
Saudações florentinas!!

16.8.05

[Em São Miguel:] Lançamento do livro "Flores e Corvo em fotografia", de José Alves Trigueiro 

photo
Na noite da passada quinta-feira (dia 11) decorreu na sede da Associação Amigos da ilha das Flores [em Ponta Delgada, São Miguel] o lançamento do livro "Flores e Corvo em fotografia", obra da autoria de José Alves Trigueiro (e já apresentado aquando da abertura oficial da XX Festa do Emigrante).
Este livro contém fotografias a cores dos sítios mais significativos das ilhas das Flores e do Corvo, bem como um mapa com identificação precisa dos locais das fotografias. O lançamento do livro contou com a presença (como orador) do professor Victor Hugo Forjaz [conhecido vulcanólogo].
photo
Saudações florentinas!!

15.8.05

O fim da Segunda Guerra Mundial foi há 60 anos... 

photo Passam hoje 60 anos desde a declaração de rendição do império japonês às forças aliadas [se bem que as assinaturas (a bordo do USS Missouri) apenas ocorressem na baía de Tóquio a 2 de Setembro] e, desse modo, do fim da Segunda Grande Guerra.
Já aqui se falou dos bombardeamentos atómicos norte-americanos às cidades de Hiroshima [no dia 6] e Nagasáqui [no dia 9], mas (com a efeméride de hoje) queria retornar ao assunto da efectiva necessidade [militar das forças aliadas] de se bombardear as cidades de Hiroshima e Nagasáqui: sobre este tema leia-se um artigo deveras interessante (parte 1 e 2), podem também ver-se fotografias das cidades antes e depois dos bombardeamentos atómicos e consultar-se um alargado acervo de documentação sobre a decisão [norte-americana] de bombardear as cidades de Hiroshima e Nagasáqui.
No início de Agosto de 1945, com as elevadas perdas/baixas militares e a captura (por parte das Forças Aliadas) da ilha de Iwo Jima e da província de Okinawa, o imperador Hirohito apresenta (por via diplomática) à União Soviética as condições de rendição do Japão (saber o futuro do Imperador - visto entre os japoneses como um Deus, a não ocupação do país e a manutenção do Regime Imperial). Na Alemanha, na Conferência dos Aliados, Harry Truman [presidente dos Estados Unidos da América] diz a José Estaline [chefe de Estado da União Soviética] para ignorar a mensagem japonesa de rendição. A 6 de Agosto a bomba atómica "Little Boy" é lançada pelos americanos sobre Hiroshima. A 9 de Agosto é lançada pelos americanos a bomba atómica "Fat Man" sobre Nagasáqui. Estes bombardeamentos atómicos norte-americanos causaram imediatamente dezenas de milhar de mortes, sendo que por efeito da contaminação pelas radiações (posteriormente) mais algumas centenas de milhar de pessoas vieram a falecer. Para quê??!!
Por último, leiam-se alguns artigos e notícias saídas [nas passadas semanas] em jornais portugueses: no Público, opinião no Diário de Notícias e fique ainda a saber-se que o "Holocausto nuclear japonês" foi muitíssimo maior do que o [ataque às Torres Gémeas, em Nova Iorque, em] 11 de Setembro (de 2001).
Acabe-se com o armamento nuclear no Mundo!!

13.8.05

Festival dos Moinhos 2005 

photo Começou ontem e segue até à próxima segunda-feira (dia 15), a segunda edição do Festival dos Moinhos, simultaneamente com a Festa da Nossa Senhora dos Milagres, na Vila Nova do Corvo.
Este ano o Festival dos Moinhos conta com as presenças musicais de Jorge Palma, [a banda "rock" francesa] The New Princess (em repetição), [@s marienses] Ronda da Madrugada, Os 7 da Vida Airada e, ainda, Maninho.
Pode consultar-se o programa das festas e do Festival; por fim, esta manhã atracou ao Porto das Lajes o Golfinho Azul que irá servir o Festival dos Moinhos.
Saudações ocidentais!!

9.8.05

O bombardeamento atómico a Nagasáqui foi há 60 anos... 

photo A bomba atómica lançada sobre Nagasáqui foi chamada de Fat Man ["homem gordo", em alusão a Winston Churchill, à época primeiro-ministro inglês], medindo 3,25 metros, tinha 1,52 metros de diâmetro, pesando 4,5 toneladas, com potência equivalente a 22 mil toneladas de dinamite, consistia em dois hemisférios de plutónio unidos por explosivos convencionais.
Originalmente [a segunda bomba atómica] destinava-se à cidade de Kokura, mas o piloto do avião [no caminho] encontrou artilharia anti-aérea [japonesa] e neblina naquela área, seguindo para o alvo secundário, a cidade de Nagasáqui, no vale Urakami. A bomba foi detonada às 12:01 de 9 de Agosto de 1945 a 503 metros acima da cidade.

Nagasáqui em menos de 1 segundo teve a população reduzida de 433 mil para 383 mil pessoas, 39 mil morreram e mais de 25 mil sofreram os efeitos secundários da bomba lançada pelo avião Bock's Car. Uma serra que atravessa o centro desta cidade montanhosa protegeu a outra metade [da cidade]. "Centenas de pessoas ficaram estiradas nas ruas, nos campos, nos destroços, e gritavam pedindo por água. Criaturas que dificilmente se assemelhavam a seres humanos perambulavam tontas, com a pele pendurada em grandes retalhos, como troncos enegrecidos."
Físicos nucleares afirmam que estas bombas [as de Nagasáqui e de Hiroshima] usaram apenas um décimo de 1% do seu potencial. Os sobreviventes da radiação térmica e nuclear [destes bombardeamentos atómicos] ficaram conhecidos como "hibakusha" (expostos à bomba, em português). Os estragos materiais foram menores que em Hiroshima, mas as vítimas em número bem maior. Doze horas depois era visível uma pira de fogo em Nagasáqui a mais de 320 quilómetros de distância da cidade.

A acção norte-americana foi criticada por alguns, que nela viram uma demonstração desnecessária de crueldade contra a população civil japonesa. O governo dos Estados Unidos da América justificou-se, alegando que essa era a forma mais rápida de encerrar, de uma vez por todas, a Segunda Guerra Mundial. Se a garantia de sobrevivência do Imperador e da sua dinastia tivessem sido dadas antes [pelos aliados], os japoneses teriam aceite a rendição e ter-se-ia evitado a destruição.

A maioria das pessoas que trabalharam neste projecto estavam empolgadas pelas suas dificuldades técnicas e o desafio de vencê-las e não se deram conta das consequências das suas acções. O teste [atómico] em Trinity e as notícias sobre [os bombardeamentos de] Hiroshima e [de] Nagasáqui eram suficientemente graves para qualquer um não poder dormir em paz e pensar que poderia surgir dali um futuro brilhante para a Humanidade. O ataque acontecia 41 dias após a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) que deveria promover o desarmamento [e a paz].

De acordo com uma pesquisa publicada pelo Ministério da Saúde e do Bem-Estar do Japão, desde de 1988, 295.956 mortes têm sido atribuíveis às bombas atómicas lançadas em Nagasáqui e Hiroshima. Destas, 25.375 pessoas em Hiroshima e 13.298 em Nagasáqui morreram, alegadamente, no dia do bombardeio; as demais pessoas morreram desde então, muitas apenas alguns dias após o bombardeio, na decorrência das doenças causadas pela radiação.

Por fim, veja-se a extraordinária sequência de fotos [do dia após o bombardeamento], "Nagasaki Journey" por Yosuke Yamahata.

6.8.05

O bombardeamento atómico a Hiroshima foi há 60 anos... 

photo Desde 1943 que o esquadrão 509 era treinado para a derradeira missão. Um dos melhores pilotos norte-americanos de bombardeiro [Paul Tibbets Jr] foi escolhido para comandar o B-29 até à cidade japonesa de Hiroshima, o avião foi escolhido por ele mesmo na fábrica da Boeing em Seattle.
O alvo inicial seria a cidade de Kyoto, ex-capital e centro religioso, mas Henry Stimson [secretário da Guerra norte-americano] preteriu-a por Hiroshima. "Resultado preciso, efeitos visuais superiores aos do teste de Trinity, e missão bem sucedida em todos os aspectos. O aparelho manteve condições normais [de vôo] depois do lançamento", disse o piloto após lançar a bomba que detonou a 576 metros de altura do Hospital Cirúrgico Shima.

Naquele dia, 6 de Agosto de 1945, o Enola Gay [nome da mãe do piloto, que assim baptizou o avião] voou 2.735 quilómetros, desde a pequena ilha Tinian até Hiroshima.
Às 02:45, o avião descolou da pista. Logo depois levantaram vôo outros dois aviões B-29 que tinham apenas a missão de medir e fotografar a missão.
Às 05:45, os aviões encontram-se sobre Iwo Jima e seguiram para Hiroshima, cidade em que entrariam por nordeste.
Às 08:15:17, o Enola Gay lançou a bomba atómica sobre a cidade.
Às 08:16, a bomba atómica foi detonada a mais de 500 metros de altitude.
Primeiro, um clarão brilhante, depois um cogumelo de devastação de 9 mil metros de altura. Era o "pikadon", o raio-trovão. Poeira e ventos de 644 a 965 quilómetros por hora são sugados para cima criando uma nuvem em forma de cogumelo, espalhando material radioactivo.

Em Hiroshima morreram, no impacto da bomba atómica, 70 mil habitantes. Outras 70 mil pessoas morreram nas semanas seguintes devido à radiação e a queimaduras. Cerca de 92% dos edifícios e casas da cidade foram destruídos num raio de 3,2 quilómetros e 221.893 pessoas morreram (sendo este o total de vítimas da bomba atómica em Hiroshima reconhecidas oficialmente). "Hiroshima não se parece com uma cidade que foi bombardeada. Parece como se um rolo-compressor-monstro tivesse passado sobre ela e a esmigalhado por completo."

A bomba atómica Little Boy [lançada sobre Hiroshima] foi primeiro chamada de Thin Man ["homem magro", em alusão a Franklin Roosevelt, antigo presidente dos Estados Unidos da América] e depois chamada de Little Boy ["pequeno menino"] quando a sua carcaça foi diminuída para 3,2 metros, 74 centimetros de diâmetro, 4,3 toneladas de peso e potência equivalente a 12,5 toneladas de dinamite, provido de uma bala de 2,26 quilos de U-235 disparada num alvo de 7,71 quilos de U-235. Quando as duas peças se encontram ocorre uma reacção em cadeia.

3.8.05

Novidades? Continua-se a mandar "bitaites"... 

photo
Saudações florentinas!!

Serviço prestado por Blogger

Comentários por backBlog