<$BlogRSDUrl$>

29.2.04

Nasceu... "A BESTA"!!! 

photo Ontem uns aprovaram-na por unanimidade, hoje os outros fizeram-no por unanimidade e aclamação e eis que nos Açores nasce "A BESTA", dizendo-se ser "um projecto coerente e alternativo" [saberá o senhor Alvarino discernir a diferença entre mera alternância no poder e alternativa efectiva de poder?? Não basta mudar as moscas!!] e que "não pretende chegar ao poder a qualquer custo" [tal não é o que parece, pois inimigos fidagais irão juntar-se, algo inimaginável à uns tempos atrás].
Aconselho a leitura de dois artigos de opinião saídos hoje na imprensa regional (mais concretamente no Diário Insular, da ilha Terceira): um bastante crítico quanto à Coligação, outro a seu favor.

27.2.04

Subsídios da Europa... (III) 

photo
Saudações florentinas!!

26.2.04

Dartacão e os 3 Moscãoteiros?? 

logo

25.2.04

Lixo(s) e poluição?? Paremos antes que seja tarde demais... 

photo
Saudações florentinas!!

24.2.04

Eles não são de confiança (Dartacão e os 3 Moscãoteiros)!! 

logo Deverião ser procurados (ou exonerados) por nada fazerem!!! Da direita para a esquerda [da foto, é claro]: Manuel Pereira ("engenheiro-arquitecto-topógrafo", homem dos mil ofícios [mas aparente nulidade em qualquer deles] e de todas as simpatias partidárias [e outras], enfim... um típico "borra e lambe botas"), [mais ao fundo] Manuel Herberto Rosa (anda noutro mundo, pensa que o [não] trabalho realizado por ele [como deputado] tem sido imensamente benéfico para o desenvolvimento e progresso da ilha; os psicólogos diagnosticam casos desses como pura alienação, talvez consiga ultrapassar a típica fase de negação), João "Betão&Alcatrão" Lourenço (populista em todas as suas [parcas] ideias, mas não o faz de má fé apenas não tem maior capacidade intelectual do que um qualquer rato almiscarado, deêm-lhe uma roda e ele anda, anda, anda, sem sequer sair do mesmo lugar; pensa (e diz) que tudo o que faz é pelo progresso da sua terra, é preferível acreditar[mos] que assim é) e Carlos César (o imperador; rapidamente se colou a um discurso beato sabendo que isso lhe seria bastante benéfico e cairia muito bem nos corações católicos da larga maioria da população açoriana, é um mestre [ou alguém por (detrás d)ele] na arte do marketing, promoção e imagem políticas; de absolutamente nada fazer [governativamente] passa a imagem de que tudo faz).
Dão-se alvíssaras a quem os destronar e os enviar para a "Casa de São Rafael"; o povo [mais cedo ou mais tarde] agradecerá, certamente!!
[Esclarecimento (às mentes [que nos leêm e] menos providas de sentido de humor): é Carnaval, espero que ninguém leve a mal este texto e que tenha(m) espírito de folia, normal nesta época festiva]

Viva(m) o Carnaval!! (II) 

photo
Saudações florentinas e que o Carnaval esteja a ser bom para tod@s!!

23.2.04

Reciclagem 

Nos próximos sete anos [ou seja, até 2011] Portugal terá de mais que triplicar o volume de material reciclado; tudo porque a União Europeia [numa nova directiva comunitária sobre resíduos de embalagens (aprovada a 8 de Dezembro de 2003)] fixou novas regras/metas para a recolha e reciclagem de embalagens.
A antiga directiva [aprovada em 1994] (e ainda em vigor) determina(va) que Portugal até 2005 devesse reciclar pelo menos 25% de todas as embalagens colocadas no mercado (com mínimos de 15% para cada material em particular [vidro, plástico, papel, metal e madeira]). A nova legislação (mas que só deverá ser publicada na Primavera) eleva para 55% o mínimo geral de reciclagem das embalagens (aumentando também os mínimos particulares para cada um dos materiais: 60% para o vidro e o papel; 50% para o metal; 22,5% para o plástico e 15% para a madeira). Estas metas deve[ria]m ser cumpridas até 2008 mas Portugal [mais a Irlanda e a Grécia] beneficiou de uma derrogação de mais três anos [ou seja, até 2011].
Actualmente, e segundo a Sociedade Ponto Verde, Portugal recicla apenas 15% das embalagens, mas já em 2002 se havia superado a meta mínima (de meros 15%!) para as embalagens de vidro, papel e metal, apenas os plásticos estavam abaixo dessa meta com (míseros!) 4,8%. No entanto, a associação ambientalista Quercus julga serem esses números (da SPV) manifestamente exagerados, dizendo que apenas 10% das embalagens colocadas no mercado são recicladas. Sendo que é necessário ter-se em conta alguns casos gritantes que vão acontecendo por este país fora (em que o esforço dos cidadãos [na separação dos materiais para reciclagem] foi completamente desaproveitado; como o cartoon [abaixo] tenta ilustrar).
photo Podem-se consultar os quadros comparativos das alterações da legislação europeia e dos patamares já atingidos (e os próximos a atingir) por Portugal no que toca à reciclagem, informação geral e variada sobre resíduos sólidos urbanos, a Agência Europeia do Ambiente, a Direcção-Geral [Europeia] do Ambiente, legislação europeia sobre resíduos (em geral) e por fim (mas não menos importante) algumas indicações sobre educação ambiental.
Enorme elogio deve ser feito ao Governo Regional pelo alerta que realizou (apesar de os valores de reutilização poderem ser futuramente ainda maiores, mas para início [convenhamos que] não está nada mal). Pode-se também ver alguns valores de exportação de resíduos dos Açores (de à uns meses atrás) e os (mais recentes) bons exemplos acontecidos no Faial, no Pico, em São Miguel e na Terceira [para quando os nossos dois concelhos (Santa Cruz e Lajes) seguirão este exemplo??].
Saudações florentinas!!

22.2.04

Viva(m) o Carnaval!! (I) 

photo
Saudações florentinas e bom Carnaval para tod@s!!

21.2.04

Igreja entra na pré-campanha eleitoral?? 

A Igreja açoriana(?) sempre teve um peso bastante significativo (excessivo mesmo!!) na política açoriana, quer por omissão [tratando das suas(?) questões nos bastidores políticos e/ou gabinetes governamentais] quer por acção directa [expressando publicamente a sua opinião (de concordância [ou não] com a acção governativa regional)], tanto no tempo de Mota Amaral como também no tempo (actual) de Carlos César. Agora parece que até ela [a Igreja açoriana(?), entenda-se] também já quer entrar na pré-campanha eleitoral para as eleições regionais (que será tão longa que faz lembrar as eleições presidenciais norte-americanas, que começam praticamente um ano antes), senão leia-se esta notícia e este artigo de opinião.
Quando será que essa "sucursal de empresa multinacional da caridadezinha" [a Igreja açoriana(?)] compreenderá que o seu lugar é (ou devia ser restrito) na sacristia e não no terreno da política?? Pois que ela até se diz Igreja Católica Romana, não Igreja Açoriana!! Será assim tão difícil compreender que Solidariedade e Segurança Social não é "caridadezinha judaico-cristã para angariação de pobres almas para o culto do divino"??!! Ou, então, (pelo menos) que pratiquem a sua "caridadezinha" com os seus próprios meios financeiros, não que façam passar a ideia de que muito fazem em assuntos de assistência social quando quase tudo o que é feito por congregações religiosas é-o com dinheiros públicos!! E... se bem me lembro [nemesianamante] nunca a Igreja açoriana(?) esteve ao lado dos oprimidos (nem no tempo da ditadura nem contra a FLA).

20.2.04

Mudanças no sistema eleitoral regional?? (V) 

A proposta de alteração do sistema eleitoral regional terá ainda que passar pela Assembleia da República e aí já se prefiguram divergências entre o PS e o PSD para a sua incorporação na revisão constitucional (o PSD/Açores não aceita que as mudanças no sistema eleitoral regional vigorem já para as eleições regionais de Outubro próximo; será apenas por medo ou terão algum argumento de democraticidade??).
photo

19.2.04

Mudanças no sistema eleitoral regional?? (IV) 

Na passada semana foi aprovada na Assembleia Regional (na sua reunião plenária) a ante-proposta de lei do PS para a revisão/alteração do sistema eleitoral já para as próximas eleições regionais. Com os votos favoráveis do PS e do PCP e contra do PSD e do PP (na Comissão que havia sido criada para análise desta questão tanto o PSD como o PP abstiveram-se).
O texto aprovado defende a criação de mais dois círculos eleitorais além dos nove círculos de ilha já existentes (um por cada ilha), dando-se o aumento de 52 para 59 deputados a eleger para a Assembleia Regional; esses dois novos círculos eleitorais são um de compensação regional e outro para fora da Região (ou seja, para os emigrantes [como Carlos César havia "prometido"]) sendo justificados (pelo PS) pela necessidade de melhorar a proporcionalidade do actual sistema eleitoral.

18.2.04

Segunda Fase da Série Açores 

logo Na passada segunda-feira realizou-se o sorteio do calendário da 2ª fase da série Açores, sendo que no fim-de-semana próximo o Boavista irá jogar às Velas (São Jorge) com o Desportivo Velense. De notar que todos os pontos da 1ª fase transitam para a 2ª fase, ficando, assim, o Boavista muito à vontade para atingir os seus objectivos no Grupo dos Últimos [ou da Despromoção, se assim preferirem]).
Aqui ao lado está [aquela que, presumimos, foi] a única notícia (saída nos jornais desportivos [no caso, A Bola de 14 de Dezembro passado]) sobre a ilha das Flores advinda da presença do Boavista na série Açores (como se pode ver/ler continuam sem saber o que ou quem somos ["ilha de Santa Cruz das Flores"??, nem de tal se lembraria o maior bairrista de Santa Cruz!!]).
Saudações florentinas!!

17.2.04

Aí vêm os amigos de "anteontem", inimigos de "ontem" e amigos hoje de novo 

Ontem foi subscrito pelas direcções regionais do PSD e do PP o "projecto de acordo de coligação" tendo em vista a apresentação conjunta de listas de candidat@s a deputad@s e do programa de Governo para as eleições regionais de Outubro próximo (pela pesquisa que realizei o documento ainda não se encontra disponível na internet).
Atrevo-me a dizer que "se romperam as àguas" e a Coligação de Direita (para as regionais açorianas) está "prestes a ser parida" e a ver a luz do dia [para @s açorian@s poderão ser tempos de retorno às trevas]!! Para mais unem-se logo para duas legislaturas!
O dito "projecto de acordo" ainda terá de ser ratificado pela comissão política regional do PP em 27 de Fevereiro e pelo conselho regional do PSD no dia seguinte [bem que poderia ser num "qualquer 30 de Fevereiro de um ano por inventar"]. Entretanto veja-se o que eles fazem (juntinhos) no Governo Central:
photo

16.2.04

Tão amigos que eles eram... lembram-se?? 

Hoje deverá ser aprimorada a coligação de Direita para as eleições regionais de Outubro próximo, devendo já sair desta reunião as linhas gerais do acordo da Coligação bem como os príncipios [des?]orientadores de um eventual futuro Governo de Coligação.
Carlos César já afirmou ser esta coligação uma "imposição de Lisboa" mas Victor Cruz defende que a coligação é uma "escolha dos militantes açorianos".
Alguém ainda se lembra de como o PP (e o senhor[?] Alvarino Pinheiro) foi a muleta que sustentou o primeiro Governo de Carlos César [de 1996 a 2000, a legislatura da maioria relativa dos socialistas (24 mandatos para o PS e outros tantos para o PSD, 3 para o PP e um para o PCP)]?? E que cargo tinha (nessa altura) Victor Cruz no grupo parlamentar do PSD?? Por vezes recorrer à memória histórica pode criar engulhos a muito boa(?) gente, devem preferir não se lembrar do [seu] passado (bem recente, por acaso [ou não!])!!

15.2.04

Mudanças no sistema eleitoral regional?? (III) 

A menos de um ano (praticamente a apenas oito meses de distância!!) há quem queira mudar as regras do jogo [quando se sente que o jogo já começou, tal é o frenesim dos dois partidos grandes já em clara pré-campanha eleitoral] para as eleições regionais. Não me parece que queiram fazer essas alterações com preocupações de o jogo ser mais justo (em termos democráticos, pois é isso que importa [ou não?]) mas parece-me que apenas o querem fazer com preocupações tácticas próprias [de ambos os lados] de ver com qual dos modelos se terá mais hipóteses de ascender ao Olimpo do Poder [quase sempre à procura de um naco de influência e protagonismo, raramente com o intuito de trabalhar por tod@s com vista a melhorar as condições de (qualidade de) vida d@s seus/suas conterrâne@s].

14.2.04

Mudanças no sistema eleitoral regional?? (II) 

Com o intuito de analisar o actual sistema eleitoral da Região (e possíveis revisões que este pudesse sofrer) foi criada na Assembleia Legislativa Regional a Comissão Eventual para a Revisão do Sistema Eleitoral da Região, tendo sido elaborados três relatórios (do trabalho realizado pela Comissão): o primeiro em Março de 2002, outro em Junho de 2002 e o último em Maio de 2003. Para quem não tenha tempo (ou sequer pachorra) para ler esses (algo extensos) relatórios mas mesmo assim esteja interessado no assunto aconselha-se a leitura de umas notícias que traduzem concisamente o contéudo desses textos: aqui ou ainda aqui e (por fim) um quadro simplificando as mudanças dos vários planos.

13.2.04

Jovem morreu no mar das Flores 

Infelizmente a ilha das Flores [quase?? sempre] só é notícia nos orgãos de comunicação social (nacionais e/ou regionais) por tristes motivos; deixamos as notícias do jornal Público e do Diário Insular sobre o trágico acontecimento do passado domingo.
Tristes saudações florentinas!!

12.2.04

Mudanças no sistema eleitoral regional?? (I) 

photo

11.2.04

Subsídios da Europa... (II) 

photo
Saudações florentinas!!

10.2.04

Energias Renováveis... 

photo
Saudações florentinas!!

9.2.04

«Um "blog" enquanto toma a bica!» 

O título [do texto] não é da minha autoria mas sim do jornal "O Monchique" que a meu pedido publicou [na sua edição de Janeiro] este artigo que passo a transcrever na íntegra.

Recentemente tomei conhecimento de um "blog", quem tem acesso à internet provavelmente já teve oportunidade de o ver, cujo endereço é http://cafedogil.blogspot.com [agora com o novo nome de http://cafegil.blogspot.com] (para quem não conhecia passo a publicidade gratuita). Confesso que fiquei chocada! Não por falarem das vidas alheias que isso pouco ou nada me interessa, mas pela forma como fazem esta espécie de "crítica social" de pasquim. Portanto, aproveitava a oportunidade de deixar alguns conselhos práticos aos meus conterrâneos e activos participantes desse "blog". É só meia dúzia e, prometo, não dói nada.

1. A sátira é uma coisa útil e pode, até, ser uma coisa bonita e que representa um certo esforço de inteligência e de trabalho mental. Mas, para que o seja, implica uma dose elevada de decoro e de respeito por quem se satiriza. Há mil e uma maneiras de mostrar honestidade sem recorrer a expressões brejeiras. Caso não estejam habituados a outro nível de linguagem, sugiro que recorram a um dicionário de português (há até umas edições de bolso baratinhas, acessíveis, fáceis de compreender...)

2. Outro conceito democrático que muito aplaudo é o da liberdade de expressão. Fruto magnífico da modernidade mas que não serve de desculpa para tudo, sobretudo para faltas de educação. E, acima de tudo, se recorrem a este tipo de liberdade, poderiam também recorrer a uma coisa que se chama responsabilidade - esperem, vou dizer devagarinho, res-pon-sa-bi-li-da-de - pelas suas próprias acções e atitudes. Neste jogo das honestidades não vale esconder a cara. Cartão vermelho!

3. Sugiro, também, que recorram frequentemente a uma coisa que se chama criatividade e que, supostamente, todos temos. Lamento imenso se não foram bafejados por esse dom. Portanto, criem "nicks" um bocadinho mais elaborados do que aqueles que usam e que, por acaso, são nomes de pessoas reais.

4. Permitem-me que grite? Posso? Com licença... SERÁ QUE NÃO HÁ MAIS NADA DE INTERESSANTE PARA FAZER NAS LONGAS NOITES DE INVERNO FLORENTINO QUE NÃO SEJA FALAR DA VIDA SEXUAL DE MEIA POPULAÇÃO DE SANTA CRUZ?? Que raio fazem vocês durante a noite? Perseguem e espiam as pessoas? A isso se resume a vossa vida social?! Que monotonia (i.e., coisa chata, secante, que neura!, aborrecido, aborresimento... etc)! Se sabem escrever, suponho que também saibam ler? Então leiam, ouçam música, utilizem a internet para outros fins. Cresçam!

5. Se sois pessoas tão dotadas de arte e engenho, pois souberam criar um "blog" bonitinho, organizadinho, então também sabem que se pode usar a internet para - sei lá! Vou fazer uma sugestão maluca. Perdoem-me o desvario - ler jornais? Saber mais de cinema e literatura? Saber as respostas ao "Quem Quer Ser Milionário"? Depois, nos tempos livres, podem "blogar" à vontade; isso é convosco.

6. "Last but not the least". Pela vossa saúde e pela dos que se dão ao trabalho de ler os vossos "posts", aprendam a escrever português. Em caso de dúvidas pertinentes (dou-vos um exemplo, a língua portuguesa não tem só sinais graves, isto é, aqueles tracinhos por cima das letras que se inclinam para a esquerda; há também uma coisa que se chama sinais agudos, isto é, tracinhos por cima das letras que se inclinam para a direita. Ah! E "há" do verbo "haver" tem um "h" no princípio, não se lê mas existe. Percebem? Para distinguir do "à"??) é favor consultar uma gramática de português, ou seja, livros de consulta que incluem - imagine-se! - regras de sintaxe, ortografia, pontuação...

Bem, prometi meia dúzia e meia dúzia foi. O que acima foi dito teve o seu tom irónico e sarcástico. Tentem usar essas ferramentas (a ironia e o sarcasmo) da próxima vez que "mexericarem"; não me compete alterar o tópico do "blog" cuja polémica alimentam e empolam.

Entristecem-me várias coisas no vosso "blogzinho". Não é o falarem de terceiros porque eles, se assim o entenderem, têm o direito de se defender sozinhos. Não sou advogada de causas pessoais de outros, não neste campo pelo menos. É a vossa mentalidade mesquinha, pequenina, vaziazinha, tristezinha, futilzinha que me incomoda. Não há maior prova de ignorância do que aqueles que recusam o crescimento e o enriquecimento pessoais. Costuma dizer-se que faz parte da evolução da humanidade. Custa-me que insistam em ter vistas curtas e em olhar só para a frente. Às vezes criticava as pessoas que saíam das Flores para nunca mais voltar. Agora sei que foi uma forma de sobrevivência. Até D. Quixote se cansou de lutar contra moinhos; há lutas e batalhas que se tornam infrutíferas. Tenho medo da geração que vão parir... Que porcaria de valores e cultura vão os vossos filhos herdar? Quando vos perguntarem quem foi Roberto de Mesquita vão responder que era o nome da casa onde a outra ia a altas horas da madrugada? Que fazem vocês de produtivo? Trabalham das 9 às 5 e passam as noites em busca de coisinhas para publicar no "blog"? Xiii... Que dizer da vossa atribulada vida social? Fazem mais o quê? Campeonatos regionais de arrotos? Atiro do cuspo? Descobrir qual é o maior "macaco" que conseguem tirar do nariz? Qual o gás mais tóxico que os vossos intestinos conseguem produzir? Quantas voltas conseguem dar de carro à Praça antes de ficarem tontos e vomitarem nas raízes dos plátanos?

Desculpem o desabafo. Tenho dito. Bom ano de 2004 para todos, apesar de tudo.

PS-Têm a liberdade de comentar este texto como e onde quiserem (até mesmo no [vosso] "blog", se a essa honra tiver direito) ou então de utilizar esta folha de jornal em caso de ruptura de "stock" doméstico de papel higiénico.

Sandra Henriques
Sintra, 6 de Janeiro de 2004

8.2.04

Boavista "morre na praia"... 

[Ponto prévio (e justificativo): afinal os nossos pressupostos (a classificação da série Açores e a diferença pontual entre o Boavista e o Praiense) estavam errados, provando-se estar correcto quem nos corrigiu nos comentários de "posts" anteriores sobre este mesmo tema]
Hoje à tarde o Boavista perdeu em casa por 1-0 com o Angrense enquanto o Praiense ganhava (também em casa) por 2-0 ao Madalena. Assim sendo, (pode-se considerar que) o Boavista "morreu com a praia à vista" (ficar no Grupo dos Primeiros) e acabou sendo o primeiro (do Grupo) dos Últimos. Eis a classificação final da 1ª fase e o calendário geral e os respectivos resultados [esperemos que desta vez estejam correctos].
Foi muito azar junto [do Boavista] mas agora não valerá a pena "chorar sobre o leite derramado"! Ainda há todo o Campeonato dos Últimos para "viver"!!
Saudações florentinas!!

7.2.04

(Corrida ao) Património Mundial?? 

Os Açores estão a ser assolados por uma onda geral de candidaturas à UNESCO. No passado mês de Janeiro foi a (re)candidatura [para este ano] da paisagem da cultura da vinha da ilha do Pico a Património Mundial e também a apresentação da candidatura [para 2005] das fontes hidrotermais (a sul do arquipélago) a Reserva da Biosfera.
Sobre este assunto (em geral) socorro-me de um poema de uma música ("Aguenta aí") do Sérgio Godinho:
"Património Mundial
é orgulho, com certeza
falta pôr no pedestal:
"aqui não entra a pobreza"."


6.2.04

Obras públicas... 

O Tribunal de Contas apontou o seu dedo acusatório ao Governo Regional acerca da derrapagem nos gastos da reconstrução do Faial e do Pico (após o sismo que abalou os Açores em 1998). Carlos César diz que é normal haver derrapagem nos custos de uma situação daquele tipo, mas logo o PSD veio fazer chincana política com a situação [estes últimos já começam a dar sinais do seu populismo parolo].
No entanto, penso que seria sempre preferível fazer-se concurso público para qualquer obra pública do que adjudicar directamente as obras; "à mulher de César não lhe basta(rá) ser séria deve(rá) também fazer tudo por parecê-lo" [não deixando qualquer espaço para possíveis favores/compadrios e corrupções ou outras acções menos lícitas]. Consciência cada um@ tem a sua mas pensamento e discernimento próprios também (e convém não esquecermos que os bens [e dinheiros!] públicos são de tod@s e para tod@s, não só para o bem de alguns).

5.2.04

"Nós" e a Noruega [ou qualquer outro país desenvolvido e não provinciano] (II) 

photo

photo
Saudações florentinas!!

4.2.04

"Nós" e a Noruega [ou qualquer outro país desenvolvido e não provinciano] (I) 

Agora que o nosso Presidente da República está de visita à Noruega...
photo

photo
Saudações florentinas!!

2.2.04

Boavista empata fora... e qualifica-se (ou não??) para o Grupo dos Primeiros!! 

Ontem à tarde em Angra do Heroísmo o Boavista empatou 2-2 com o Barreiro (apesar de ter estado a ganhar por 2-0) mas como o Praiense foi também empatar a Água de Pau a 1-1 com o Santiago tudo se mantém na classificação geral da 1ª fase da série Açores [pode também ler-se a crónica do jogo do Boavista].
Se este calendário integral estiver correcto (ou seja, se todos os resultados lá constantes forem verdadeiros) então o Boavista já se terá (a nosso ver) qualificado para o Grupo dos Primeiros da série Açores, pois já só falta um jogo para realizar e tem 3 pontos de vantagem (no confronto directo) face ao Praiense [na prática são 4 pontos, pois ganhou ambos os jogos por 1-0 (fora a 25 de Outubro a contar para a 5ª jornada e em casa a 11 de Janeiro para 14ª jornada)]. Pelas regras normais de desempate do futebol já não haveria quaisquer hipóteses do Boavista se não qualificar para o Grupo dos Primeiros [infelizmente o "site" da Federação não tem informação sobre os resultados actualizados da série Açores, muito menos as regras de desempate no final da classificação dos campeonatos nacionais].
Saudações florentinas!!

Serviço prestado por Blogger

Comentários por backBlog